sexta-feira, 28 de março de 2008

Dia 07 de março Cairo/Monte Sinai

Iniciamos o dia com um passeio à Vila Faraônica, um local de entretenimento que remete ao Egito Antigo. Fica às margens do Rio Nilo e chega-se até lá de barco, tendo em volta uma plantação de papiros... Durante o trajeto há a encenação das passagens históricas e cotidianas da época, iniciando pela história de Moisés. Trata-se de uma fiel reconstrução desta avançada civilização que floresceu há milhares de anos atrás.



Ao desembarcarmos, ainda na Vila Faraônica, há uma sala que reconstrói a disposição em que foram encontrados os tesouros de Tutankamon, em suas respectivas câmaras. Como já havíamos passado pelo museu, a réplica, embora bem feita, em nada se comparava a original.


Saímos do Cairo e iniciamos a viagem do Êxodo, tal qual o povo de Israel há mais de cinco mil anos. Pelo deserto do Sinai atravessamos o Canal de Suez, que tem 163 km de extensão e liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo... Atualmente, há um túnel subterrâneo e atravessamos o Canal de ônibus...



Paramos em Mara, uma vila de beduínos que a tradição determina como o local das fontes amargas (Êxodo 15:23-27).
Na viagem do Êxodo, Moisés conduziu o povo até a montanha da Lei (Êxodo 20). Ao longo das rotas que atravesam o deserto há ruínas antigas e o colorido das montanhas de pedras é diferente de tudo que já vi. Aqui confesso que nunca imaginaria encontrar beleza no deserto... outra ignorância minha!
Hotel (ao fundo, Monte Sinai).
Foram cinco horas pelo deserto até a região do Monte Sinai antes de chegarmos ao Hotel Catherine Plaza em Sta. Catherina. Naquela madrugada, as pessoas que desejassem, poderiam subir ao Topo do Monte Sinai. Eu já havia saído de casa com o propósito de não subir, por se tratar de um caminho estreito, com pedras pontiagudas, congestionado de turistas e camelos, de madrugada e com temperatura por volta do zero grau...
Enfim, aqueles que subiram disseram se tratar de uma experiência única!

Dia 06 de março - Cairo.

Iniciamos o nosso dia de viagem conhecendo as pirâmides do Egito.


As maiores pirâmides egípcias são as dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos em Gizé (ou Giza) e representam a única das sete maravilhas do mundo antigo que resistiram a força do tempo.

Entrei em uma das pirâmides de Gizé (visto que só fica aberta uma de cada vez). A decepção ocorre porque dentro dela não há mais nada, somente um sarcófago vazio. Porém, entrar por aquelas galerias estreitas e sombrias, descer agachada pelos corredores, ficar sufocada e inebriada naquela atmosfera melancólica é algo que não há palavras que expressem...
Aliás, eu não consigo expressar o que senti diante das pirâmides... é algo tão alucinante que não há como descrever... Eu amo a História Antiga e estar naquele lugar foi sentir a História penetrando no meu imaginário, reviver o passado, sonhar acordada...


A visita seguinte foi à esfinge. Fiquei um pouco frustrada... Mas, não tem nada a ver com o monumento, e sim com minha ignorância. Geralmente, ao fundo das fotos da esfinge está a pirâmide de Quéfren, a segunda maior da História, dando a impressão que ela é bem maior.



À tarde seguimos ao centro do Cairo para visitarmos o Museu Arqueológico, onde se encontra os tesoutros achados na tumba do famoso faraó Tutankamon, a única que não foi saqueada por ladrões e caçadores de recompensas. Como ocorre em todo museu do mundo, não se pode tirar fotos.
O museu é fantástico... pena que necessita de um dia inteiro para ser visitado.
Finalizamos o dia a bordo de um pequeno navio no Rio Nilo, com comidas e danças típicas. O curioso neste passeio foi a realização de uma cerimônia de casamento (reservada), onde a noiva, de branco e coberta da cabeça aos pés, bem como as mulheres presentes emitiam uns sons, que me fizeram lembrar os rituais das tribos africanas.
Não tenho fotos do jantar no Nilo, pois filmei... Qdo aprender a fazer a conversão eu posto a filmagem... Rsrsrsrs...

Madrugada do dia 05 - Egito

Chegamos ao Egito de madrugada, por volta das três da manhã.

Estávamos bem cansados, mas fomos rapidamente despertados!!! O Aeroporto do Cairo é sombrio, mas tudo funciona... a entrada no país foi rápida (bem diferente da Itália) e o guia nos aguardava, auxiliando-nos com o visto e os procedimentos.

Porém, o estacionamento é de terra batida, onde qualquer pessoa pode entrar. Assim que saímos do aeroporto, em direção ao estacionamento, levamos o primeiro susto, pois um rapaz foi impetuosamente na direção da bolsa de uma das integrantes do grupo.

O mais interessante foi que este mesmo rapaz começou ajudar ao grupo, juntamente com outros, a colocar as bagagens no ônibus. Tínhamos orientação para não aceitar qualquer tipo de ajuda! Então nós mesmos colocamos nossas bagagens no ônibus, ocorre que, eles tiravam as malas alocadas para recolocar e pedir dinheiro, ou melhor, dólares.

Havia uma escolta da polícia observando os dois grupos de estrangeiros que chegaram naquela madrugada... o nosso grupo e outro do Japão.

Não sabemos ao certo o que aconteceu, nem o porquê, mas o grupo de Japoneses não foi importunado pelos tais rapazes...

Aquele episódio assustou bastante e eu tive, naquele momento, uma impressão muito ruim do Egito. Uma impressão que demorou a ser desfeita... Mas, sem o estresse das quase 35 horas de viagem, entre a chegada no aeroporto do Rio e o aeroporto do Cairo, a má impressão se dissipou.

O deslocamento entre o aeroporto do Cairo e o hotel demorou muito... Confesso que não sei se demorou mesmo ou, se em decorrência do medo, o trajeto ficou maior. Chegamos ao belíssimo Hotel Grand Pyramids, onde já se via o contorno da Pirâmide de Gizé ao fundo...

quinta-feira, 27 de março de 2008

O tour em Milão

Chegamos em Milão no final da manhã do dia 05 (horário local).

Do avião avista-se os Alpes Suiços... Belíssima visão!

Milão é a cidade mais importante do norte da Itália, sinônimo de arte, cultura, história e moda. Lá se encontra a pintura mais famosa da história da humanidade: "A Última Ceia" de Leonardo da Vinci.

Confesso que a coincidência foi perfeita... Trocaram a nossa escala de Madri para Milão, lugar da "A Última Ceia". Foi a História se delineando...

Durante a visita, conhecemos o símbolo mais importante de Mílão... Duomo de Milano, uma catedral em estilo gótico, a maior do mundo, tendo a sua construção durado mais de quinhentos anos (já comentei sobre o Duomo em outra postagem).
Duomo de Milano
Junto ao Duomo, encontram-se as Galerias Vittorio Emmanuele II. Lá localizam-se as boutiques e os restaurantes mais atrativos da cidade (caríssimos!!!). Ainda nas Galerias, encontra-se o Teatro de Scala, o mais famoso da Itália e um dos mais prestigiados do mundo.


Galeria Emmanuele.
Visitamos o Castelo Sforzesco, o segundo maior monumento público de Milão e principal legado do Renascimento. Em seu interior está a Pinacoteca Ambrosiana; o Museu do Castelo, com uma infinidade de obras de artistas como Leonardo da Vinci, Rafael Y Caravaggio; e, ainda, uma biblioteca rica em manuscritos.

Foi uma visita rápida e proveitosa. À noite embarcamos para o Egito pela Alitalia.

Terça, 04 de março



Dia da grande viagem...

Havia muita expectativa e tensão... A viagem à Terra Santa foi um curso de História de Israel, com enfoque histórico e arqueológico, voltado aos alunos de História, Arqueologia e Teologia.

O grupo era composto de alunos de Teologia da FAECAD, estudantes de História da Suam e religiosos, integrantes de várias Igrejas Evangélicas.

Eu era a única católica do grupo, embora não praticante, e fiquei com receio da aceitação.

Em verdade, naquele grupo, eu era sui generis... Não curso História, Arqueologia ou Teologia; não sou evangélica; e não sou religiosa...
Meu objetivo era estudar, conhecer a Bíblia, vivenciar a História, adquirir conhecimento, experimentar a cultura, interagir...

Cheguei na madrugada do dia 17


Cheguei na madrugada do dia 17... Lá em casa tinha uma festa me esperando, com bolas, cartazes, bolo com vela e uma pizza.

Infelizmente, minha bagagem extraviou e esperei até o último vôo de São Paulo chegar, antes de abrir o processo... (Estava atrasaso, pois em São Paulo chovia muito). A bagagem não veio naquela noite e, quando cheguei, o Douglas já estava dormindo...
Aliás, eu só peguei a bagagem no sábado, dia 22. Ufa!!!

Voltei


Voltei!

Há uma semana preparava os textos da viagem para postar no blog... como participei de um curso sobre o Estado de Israel, eu havia selecionado passagens da viagem, textos históricos, textos bíblicos e minhas impressões pessoais...

Ontem terminei os doze textos... Hoje, na revisão, consegui apagá-los... Fiquei muito triste, preciso ter mais atenção... Meu coração ainda está apertado... Havia tanto sentimento escrito!!!
Vou recomeçar..., mas não sei se vou concluir... nem sei se será igual!