sábado, 26 de abril de 2008

10 de março - Multiplicação dos peixes.

Ao longo das margens do Mar da Galiléia há vários acontecimentos registrados durante o ministério de Jesus.
Em Tabgha (Ein Sheva) foi construído um templo sobre as ruínas de uma igreja bizantina do século V d.C. Trata-se da Igreja das Multidões que foi erguida onde se acredita que tenha ocorrido o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes (Mateus 15.32-39).

Dentro da igreja, os mosaicos (preservados historicamente) foram incorporados ao novo piso e um deles, diante do altar, simboliza o cesto de pães e os peixes.

O Papa João Paulo II visitou esta Igreja e o acontecimento é retratado no local.


O curioso é que nesta igreja havia prospectos em várias línguas, porém a parte do prospecto em português estava vazia...


Um pouco mais adiante fica a capela de basalto negro conhecida como a"Capela do Primado", construída em 1933, que recorda a conversa que Cristo ressuscitado teve com Pedro (João 21). Ah! O guia não nos levou nesta Capela...

10 de março - Monte das Bem-aventuranças.

Voltamos à região da Galiléia, tido como o local onde Jesus iniciou seu ministério, e visitamos o Monte das Bem-aventuranças, onde Cristo fez o Sermão da Montanha (Lucas 6.17-49).
No cume, os Franciscanos construíram, na década de 30, uma igreja octogonal com cúpula para recordar as oito bençãos de Jesus.
Mais abaixo, já houve outra igreja católica com o mesmo nome, mas em local hoje ignorado. A vista é panorâmica e percebe-se a acústica da região.
A igreja está em um belíssimo jardim, onde há uma linda vegetação toda "pintada" de amarelo... são os grãos de mostarda."Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível" (Mt 17.20).

O que mais me impressionou foram as cercas ao redor da região do Monte que indicavam "perigo". Tratava-se das minas (bombas) enterradas, um dos raros momentos que se percebe que a região vive em conflito.