sexta-feira, 28 de março de 2008

Dia 06 de março - Cairo.

Iniciamos o nosso dia de viagem conhecendo as pirâmides do Egito.


As maiores pirâmides egípcias são as dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos em Gizé (ou Giza) e representam a única das sete maravilhas do mundo antigo que resistiram a força do tempo.

Entrei em uma das pirâmides de Gizé (visto que só fica aberta uma de cada vez). A decepção ocorre porque dentro dela não há mais nada, somente um sarcófago vazio. Porém, entrar por aquelas galerias estreitas e sombrias, descer agachada pelos corredores, ficar sufocada e inebriada naquela atmosfera melancólica é algo que não há palavras que expressem...
Aliás, eu não consigo expressar o que senti diante das pirâmides... é algo tão alucinante que não há como descrever... Eu amo a História Antiga e estar naquele lugar foi sentir a História penetrando no meu imaginário, reviver o passado, sonhar acordada...


A visita seguinte foi à esfinge. Fiquei um pouco frustrada... Mas, não tem nada a ver com o monumento, e sim com minha ignorância. Geralmente, ao fundo das fotos da esfinge está a pirâmide de Quéfren, a segunda maior da História, dando a impressão que ela é bem maior.



À tarde seguimos ao centro do Cairo para visitarmos o Museu Arqueológico, onde se encontra os tesoutros achados na tumba do famoso faraó Tutankamon, a única que não foi saqueada por ladrões e caçadores de recompensas. Como ocorre em todo museu do mundo, não se pode tirar fotos.
O museu é fantástico... pena que necessita de um dia inteiro para ser visitado.
Finalizamos o dia a bordo de um pequeno navio no Rio Nilo, com comidas e danças típicas. O curioso neste passeio foi a realização de uma cerimônia de casamento (reservada), onde a noiva, de branco e coberta da cabeça aos pés, bem como as mulheres presentes emitiam uns sons, que me fizeram lembrar os rituais das tribos africanas.
Não tenho fotos do jantar no Nilo, pois filmei... Qdo aprender a fazer a conversão eu posto a filmagem... Rsrsrsrs...

Nenhum comentário: