quarta-feira, 9 de abril de 2008

Dia 10 de março - Banias

Nos hospedamos no hotel King Salomon em Tibériades, como consta na tradução Bíblica, ou Tibérias, como os Israelenses nominaram.

Pela manhã iniciamos nossas visitas ao norte de Israel, começando por Banias, local da transfiguração de Cristo (Mateus 16:13-20).

Na base do Monte Hermon, ao norte do Mar da Galiléia, a água nascente de Banias corre para o sul, em direção ao Rio Jordão. (Não visitamos o Monte Hermon!)
Conta a Bíblia que Jesus levou Seus discípulos a uma alta montanha (Mateus 17 e Marco 8), acredita-se que o Monte Hermon seja este local, por se tratar da montanha mais alta do Oriente Próximo (2800 metros acima do nível do mar). O derretimento da neve, no alto do monte, fornece um terço da água potável de Israel.

Banias foi inicialmente denominada pelo nome grego Paneas, em homenagem ao deus mítico dos pastores Pã; e mais tarde de Cesaréias de Filipe, sob o domínio romano de Herodes Filipe.



Escavações recentes revelaram a existência de vários templos pagãos, santuários importantes, no interior das muralhas da cidade, incluindo um templo dedicado a César Augusto, outro dedicado a Zeus, uma zona de adoração a Neméses e até um templo dedicado aos "bodes bailarinos".

Na falésia rochosa, por cima da nascente, existem nichos do período grego, onde estavam as estatuetas de .

Na foto acima, o flautista se posiciona dentro de um dos nichos clássicos e toca uma música greco-romana rememorando as festividades dedicadas ao deus pagão.

Local belíssimo, rico em elementos históricos e arqueológicos, onde se localiza uma bela queda d'água ao lado dos monumentos arqueológicos.

Nenhum comentário: