quarta-feira, 28 de abril de 2010

Lei Maria da Penha x Aplicabilidade aos Homens

Um tópico muito importante foi aberto por Felipe Oliveira, estudante de direito de Morungaba-SP, sobre a "Lei Maria da Penha x Aplicabilidade aos Homens".

Já temos várias participações neste tópico, em particular destacamos o que Mawyla Gomes, Mestranda na área respondeu: (recomendamos ler a íntegra)

"...Em primeiro lugar, é importante vc saber que a Lei Maria da Penha não é apenas uma lei de combate à violência contra a mulher, mas sim, uma lei de combate a violência de gênero contra a mulher. Quando falo GÊNERO, não estou aqui me limitando a condição biológica do ser humano "macho" ou "fêmea", não entenda apenas como o sexo dos indivíduos. Quando falo em GÊNERO, refiro-me a uma categoria que tomada pelas ciências sociais e pela antropologia, estuda uma condição peculiar de desigualdade social dos homens em relação às mulheres. Essa categoria afirma que as diferenças entre os sexos foram convertidas em desigualdades propiciando ao homem (ao macho) o domínio sobre a mulher em todos os sentidos, há esse poder (do homem sobre a mulher), dár-se o nome de PATRIARCADO que é um sistema de dominação e exploração do homem sobre a mulher. Dessa forma, quando o homem agride uma mulher, ele a agride tomado por um sentimento de dominação e superioridade histórica sobre essa. Assim, a violência de gênero contra a mulher, é uma violência praticada pelo fato puro e simples da mulher ser mulher, ou seja, que por ser tal, deve mesmo obdecer..." Mawyla Gomes


Por ser um assunto que sempre gera uma série de questionamentos, convido a você a tomar conhecimento e participar conosco. A sua opinião é muito importante.

2 comentários:

Anônimo disse...

A condição de sociedade patriarcal há muito tempo, foi deposta pelos movimentos sociais a partir do momento em que a mulher se inseriu no mercado de trabalho, e pode, através dos anos galgar lugares de destaque na sociedade como vetor de transformações.
Entretanto é importante salientar que ainda hoje existe um pensamento retrogado dentro da consciência coletiva da formação feminina brasileira que imputa ao homem a responsabilidade sobre o provimento do sustento da casa, quero ver uma feminista aceitar que o marido fique em casa lavando pratos e varrendo enquanto ela passa doze horas, transito X trabalho. muitas se aproveitam da condição "Mulher", ou seja sexo frágil+tpm+"jornada dupla", para levar vidas de cortesãs e quando convidadas a participar do processo de evolução econômica da familia saem com a boa desculpa que isso é dever do homem da casa a ela cabe apenas o desfrute da caça e não a limpeza das tripas que o troglodita trouxe para a caverna. Igualdade de direitos deveria ser uma mão dupla e não o estabelecimento de uma lei que ampara apenas uma parcela da sociedade. Uma mulher pode estalar um tapa, por simples ciúmes, na cara de um homem em publico, mas se ele tentar conter um ataque de histeria proveniente das tensões hormonais da TPM e disso restarem marcas, ele provavelmente irá para numa DEAM para se explicar. Quando farão uma Lei José da Penha eu não sei, mas já é hora de se pensar que o homem atual também tem o direito de se defender judicialmente das ofensas, publicas ou não, físicas ou não, que as mulheres através dos anos se esmeram em praticar e que ficam por isso mesmo, afinal de contas homem tem aguentar o tranco se não quiser ser execrado diante da familia e da sociedade.
Uma sociedade igualitária é baseada em alicerces de tratamento justo,independente de qualquer parâmetro de classificação social, e nunca a alcançaremos enquanto houver esse lobby do estelionato conjugal atuando sobre a cabeça dos meninos e meninas que serão a sociedade do futuro.
Falo mais depois pois tenho que voltar pro canteiro de obras

Anônimo disse...

.