terça-feira, 1 de abril de 2008

Dia 08 de março - Monte Sinai/Tabah

Bem cedo, pela manhã, fomos a base do Monte Sinai onde o grupo meditou e orou...

Não há certeza quanto ao local exato do Monte Sinai. Jebel Musa, situado na cordilheira da península do Sinai, tem, desde o século VI dC, sido visitado por peregrinos que o consideram como o local provável da montanha da lei.


Por baixo do precipício de Jebel Musa fica o mosteiro Grego Ortodoxo de Santa Catarina, assim nomeado em honra da mártir cristã do século IV, Catarina de Alexandria.

Após visitarmos o Mosteiro seguimos pelo deserto e paramos para almoçar em uma das praias localizadas nas escarpadas montanhas do Sinai, diante das belas águas límpidas do Mar Vermelho.


O Mar Vermelho é um golfo do oceano Índico entre o Egito e a Arábia Saudita. A mais provável origem do nome são as bactérias trichodesmium erythraeum, presentes na superfície da água. Durante sua proliferação elas deixam o mar com manchas avermelhadas em alguns lugares. Outra possibilidade são as montanhas ricas em minerais na costa arábica, apelidadas de "montanhas de rubi".
Relata-nos os textos sagrados que o povo hebreu, ao sair do Egito, defrontou-se com o Mar Vermelho, que se dividiu em duas muralhas, após Moisés estender a mão sobre ele, e todo o povo o atravessou a pé. (Êxodo 13: 17-18).

Após o almoço, continuamos pelo deserto até Tabah e nos acomodamos no Hotel Hilton, fronteira entre Egito e Israel...




Do Resorts era possível avistar o Oriente Médio do outro lado da Costa...


Nenhum comentário: