sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

O OLHAR DO AUTOR E DO RECEPTOR


"O olho precisa encontrar o olho do outro. Olho no Olho. O olhar estabelecendo a confiabilidade do diálogo.
O olhar do outro é o alimento solidário para eu me pôr de frente, encontrando a respiração do outro.
Necessito do olhar, do olho do outro no meu olho.
Pouso suave, convidativo, deposito meu olhar no olhar do outro, sem pressa de tirá-lo.
O olhar ajuda a dizer e, principalmente, ajuda a ouvir.
Os olhos ajudam a buscar o significado nos guardados do coração; apóiam a escolha, recolhem a preferência, extraem o sufocado, dissolvem o velado, desentopem o ajustado, desarrumam para enxergar e ordenar o belo e o distraído.
Olhar no olho do outro é sublimar o narrado, é destampar o vivido, é tornar possível, é possibilitar o percurso e os atalhos, é estender o plausível a extremos tensionadores de descobertas, é romper o conformado, é desejar o não-experimentado, é chorar de ver".


Retirado do livro: Pensar a leitura
Edições Loyola


Não sei pq as pessoas temem o "olho no olho"...
Eu prefiro sempre a verdade, não precisa ser
a verdade "verdadeira", mas a verdade do momento,
aquela que falamos no momento em que estamos sentindo,
mesmo que venhamos a nos arrependermos depois...

A verdade "mentirosa", aquela que fica incubada no peito
e nos faz sofrer não me interessa...
Prefiro sofrer pelo que acredito,
do que me amargurar pelo que suponho.

Gostaria de saber a verdade!!!
Onde está aquela velha amizade,
o companheirismo, o "seja quem vc é"??
Onde está a conversa, o contato, o alento,
o "olho no olho", o sustento???

Onde está vc de verdade???

Nenhum comentário: